O Receita Saúde foi desenvolvido pela Receita Federal para permitir que médicos, dentistas, fisioterapeutas, psicólogos, terapeutas ocupacionais e fonoaudiólogos de todo o país emitam recibos de prestação de serviços diretamente pelo smartphone, em formato digital.
Os recibos podem ser emitidos com poucos cliques e compartilhados com os clientes de forma fácil e prática.
É importante frisar que o aplicativo é destinado a profissionais autônomos (pessoa física). Pessoas jurídicas não devem utilizar essa ferramenta.
Como utilizar o sistema?
O primeiro passo é que o profissional da saúde esteja cadastrado no Carnê-Leão. Para isso, basta seguir as seguintes instruções:
- Acesse o Portal e-CAC e faça login com sua senha Gov.br;
- Após o login, clique na opção “Meu Imposto de Renda (Extrato da DIRPF)” e, em seguida, em “Acessar Carnê-Leão”;
- Responda a algumas perguntas básicas, incluindo número de dependentes, endereço, qualificação profissional, telefone de contato e número do PIS.
Após responder às perguntas, clique em “Salvar Identificação” para concluir o cadastro.
Depois disso, você poderá acessar o Receita Saúde.
Como emitir recibos pelo Receita Saúde?
Para emitir recibos de prestação de serviços, faça o download do aplicativo da Receita Federal no seu smartphone e siga as orientações abaixo:
- Após instalar o aplicativo, faça login com seu CPF e senha Gov.br;
- Localize e clique na opção “Receita Saúde”;
- Clique em “Novo” e preencha o recibo com informações como nome e CPF do cliente, além da descrição e o valor dos serviços prestados.
Todos os recibos emitidos serão disponibilizados automaticamente no aplicativo da Receita Federal do cliente. No entanto, você também poderá compartilhar o documento por meios digitais, como WhatsApp ou e-mail.
Se tiver qualquer dúvida, entre em contato conosco.
2 Comentários
Boa tarde!
Gostaria de uma informação, não sei se passaram pela mesma situação!
Sou contador tambem e estou tentando emitir pelo eCAC os Recibos Receita Médica de um cliente nosso (DENTISTA), porem quando vou finalizar recebemos a seguinte informação: ” A DATA INFORMRADA É INVALIDA”
Sei que é possivel emitir com até 60 dias posterior, porem nenhuma data que uso, inclusive a data presente, a informação que sai é essa..
Há algum local ( no cadastro ou na configuração ) que devo preencher alguma data ??
Obrigado
Olá Nelson, tudo bem?
Você já verificou se todo o cadastro está completo e correto? Não temos nenhum caso como o seu, mas o aplicativo só funciona corretamente após estar tudo preenchido no ecac – meu imposto de renda – carnê leão. Verifica se não faltou o número do PIS, número de registro no conselho e etc.